Ser saudável significa mais do que simplesmente não estar doente. Uma boa saúde é uma vida vivida ao máximo – fisicamente, mentalmente, socialmente e espiritualmente. A Bíblia chama a isto “vida abundante” (ver João 10:10), e é exatamente isso que Deus quer que você tenha. Ele diz “desejo que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma” (III João 2). Para o ajudar a viver esta vida abundante, Deus deu alguns passos simples e fáceis de seguir, para uma saúde melhor. Você não pode controlar todas as coisas que causam doença ou acidente, mas pode fazer escolhas que reduzem os seus riscos e promovem a saúde. Eis aqui oito passos simples para uma saúde melhor, os quais pode começar a pôr em prática hoje.

Passo 1: Nutrição

Os alimentos que você come afetam a forma como se sente e a sua capacidade de desfrutar da vida. Assim sendo, escolher alimentos bons e nutritivos é importante. A alimentação original no Jardim do Éden consistia de frutos, cereais, frutos secos e sementes. Após o Jardim do Éden, os vegetais, que eram alimento para os animais, foram acrescentados ao regime alimentar. É interessante notar que produtos animais ricos em colesterol foram excluídos. Se os países ocidentais adotassem uma dieta vegetariana, muitas doenças mortais, como a arteriosclerose, desapareceriam. Estudo após estudo mostra que o regime alimentar baseado no reino vegetal, dado por Deus na Criação, é superior a qualquer outro (ver Génesis 1:29,30).

Passo 2: Exercício

O seu corpo foi feito para ter atividade. Estar em boa forma física significa ser capaz de fazer todas as tarefas do dia-a-dia — e ter ainda energia para a família e atividades de lazer.
Uma simples rotina de exercício diário ajudá-lo-á a atingir essa boa forma. Caminhar é uma excelente maneira de começar. Inicie o exercício lenta e gradualmente, aumentando a sua duração e intensidade. Talvez já tenha ouvido dizer que se não sente dor ao exercitar-se, é porque não está a fazê-lo bem — mas isto não é verdade. A dor pode indicar que está a esforçar-se demasiado. Exercite-se até respirar profundamente, mas sem perder o fôlego. Trinta minutos por dia é um objetivo excelente, mas como os benefícios do exercício são cumulativos, mesmo períodos mais curtos, três a cinco vezes por semana, são úteis.
Não tem tempo para se exercitar? Na nossa sociedade é frequente o nosso tempo livre ser ocupado com diversos tipos de entretenimento passivo, como a TV, vídeo-jogos e a Internet. Quando escolhemos desligar o computador, a TV e os vídeo-jogos e passamos esse tempo em exercício saudável, teremos recompensas saudáveis! Você descobrirá que o exercício tem muitos benefícios — controlo do peso, gestão do stress, melhoria do sistema imunitário e redução do risco de doença. O exercício pode acrescentar anos à sua vida mas, mais importante ainda, acrescenta vida aos seus anos.

Passo 3: Água

A água é essencial à vida. Muitas pessoas usam a sede como indicador de quanta água deveriam beber, mas a sede é o primeiro sinal de desidratação dado pelo nosso corpo. Todos nós perdemos água cada dia através da urina, fezes, suor e evaporação pelos pulmões. Assim sendo, os adultos precisam de beber seis a oito copos de água todos os dias — e ainda mais, com tempo quente ou durante o exercício. A água é vital para a função renal, para a regulação da temperatura corporal e manutenção dos fluidos corporais. Então beba. A água é boa para si e não tem calorias! Lembre-se: o café, os refrigerantes e o álcool não substituem a água! Eles são prejudiciais à sua saúde. Na realidade, estudos demonstraram que o café elimina mais líquidos do corpo, do que fornece!

Passo 4: Luz Solar

Talvez você não pense na luz solar como algo que afete a sua saúde. No entanto, já reparou na facilidade com que fica deprimido e desencorajado durante os meses de inverno, quando os dias são mais curtos e o céu fica nublado ou chove? A luz solar também ajuda o seu corpo a produzir vitamina D. Este nutriente essencial controla as hormonas corporais e o crescimento celular; ele ajuda o seu corpo a absorver e a utilizar o cálcio de que necessita para tornar os ossos e os dentes fortes, e ainda ajuda a desenvolver um sistema nervoso e imunitário saudáveis. No entanto, demasiada luz solar pode ser prejudicial e causar cancro da pele. Assim sendo, evite uma exposição prolongada à luz solar forte; use chapéu e protetor solar.

Passo 5: Equilíbrio ou Moderação

Um estilo de vida equilibrado é um estilo de vida saudável. Isto não significa “tudo com moderação”. Em vez disso, significa adotar cuidadosamente todos os bons hábitos que promovem a saúde, enquanto se evitam completamente os hábitos que a destroem. O equilíbrio é um estilo de vida que aumenta a sua qualidade. Por exemplo, comer demais origina dores de estômago e/ou obesidade. Comer de menos leva à subnutrição ou fome. Trabalho a mais leva à exaustão ou doença. Trabalho a menos leva à preguiça e fraqueza muscular. Moderação é um conceito chave para uma vida saudável e feliz.

Passo 6: Ar

O ar é obviamente essencial; afinal de contas, apenas podemos viver alguns minutos sem respirar. Mas a qualidade do ar que respiramos também é importante. A poluição pode causar doenças e a morte, caso haja uma concentração de poluentes durante vários dias ou semanas — especialmente para os mais novos e os mais velhos, ou para aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca congestiva ou de doenças pulmonares crónicas. Provavelmente a poluição do ar mais prejudicial é a que provem do fumo do tabaco. As informações e estudos sobre os efeitos nocivos de fumar são tão conhecidos, que já não se questiona que o tabaco leva a uma morte
precoce. Para ajudar a manter uma boa saúde, respire profundamente ar puro e limpo.

Passo 7: Descanso

Estudos continuam a demonstrar que um adulto precisa de oito horas de bom sono por noite para um desempenho eficaz. Podemos dizer a nós mesmos que sobrevivemos com menos, mas a privação do sono é um problema sério na nossa sociedade frenética. Além de dormir o suficiente, você precisa de lazer na sua vida. Passar um dia na natureza, um passeio nas montanhas ou na praia, podem revigorá-lo e ajudá-lo a lidar com o stress. Deus reconheceu a nossa necessidade de descanso e relaxamento ao darnos um dia de descanso por semana — o sétimo dia, o Sábado (ver Êxodo 20:8-11).

Passo 8: Confiança em Deus

A dimensão espiritual da saúde é ainda mais importante para o seu bem-estar do que os fatores físicos. O stress, a preocupação e a culpa roem as suas forças vitais e podem causar doença. Confiar em Deus, o seu Criador, dá um sentido à sua vida que pode ajudá-lo a ultrapassar os efeitos negativos do stress, da preocupação e da culpa. Você pode aumentar a sua confiança em Deus ao ler diariamente a Sua Palavra, a Bíblia (ver Romanos 10:17). Para uma forma fácil de aprender mais sobre Deus e a Bíblia, veja a oferta gratuita no verso deste folheto. Deus diz “aqueles que esperam no Senhor, terão as suas forças renovadas. Eles […] correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão” (Isaías 40:31). A confiança em Deus é um aspeto vital para uma boa saúde.

Conclusão

Estes oito passos fáceis para uma melhor saúde podem parecer simples, mas eles são poderosos. Comece a pô-los em prática na sua vida hoje — e veja a diferença!

Steps-to-Health_Portuguese-e1400175103905